Arquivo do blog

quarta-feira, 6 de abril de 2016

PLANOS DE AULAS -->TEME: DONA ARANHA --> MATERNAL I

PLANO DE AULA: LINGUAGEM

Tema da aula: A Dona Aranha

I – Objetivos

I.1 - Geral
:

      Aprimorar o conhecimento da letra A

I.2Específicos:

      Estimular a atenção e a coordenação do aluno através do lúdico.
Desenvolver habilidades de atenção e concentração visual e motora através de leituras de imagéticas;
Identificar a letra A dentro do contexto.
II - Conteúdo:
Músicas; Leituras de imagens;  Atividade individual desenho mágico da letra A. 

III – Metodologia

Roda de conversa sobre o que vai acontecer na aula;
Assistir vídeo: A Dona Aranha;
Realizar leituras de imagens referidas à música, em seguida montar cartaz com as imagens;
Conversar sobre a primeira letra da palavra Aranha;
Encontrar as Aranhas que tenham a letra A;
Perguntar se eles sabem palavras que comecem com a letra A igual da Aranha e expor no quadro;
Mostrar animais e objetos que também começam com a letra A;
Realizar bingo de imagens com a letra trabalhada;
No final do bingo premiar as crianças com doces;
Fazer atividade individual sobre a letra A de Aranha.

IV – Recursos

  • Quadro branco, piloto e apagador;
  • Aparelho de Tv e Dvd;
  • Cartolina;
  • Tesoura;
  • Giz de cera;
  • Atividade xerocopiada;
  • Papel metro;
  • Cola ou Durex;
  • Palito de churrasco.

V - Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua e sistemática a partir da observação do desempenho dos alunos em relação as atividades propostas.
VI - Referências:
Sites:
http://www.youtube.com/watch?v=EPDIPLeRP7w /  Acesso em 20 de maio de 2014
PLANO DE AULA: MATEMÁTICA

Tema da aula: Quantas pernas?

I – Objetivos

I.1 - Geral
:

Compreender conhecimento de cor e contagem oral.

I.2Específicos:

Promover momentos de descontração e interação entre os alunos;
Proporcionar momentos de descobertas e conhecimentos;
Adquirir noções de quantidades;
Estimular a contagem oral.
II - Conteúdo:
Contagem oral e conhecimento da cor preta. 

III – Metodologia

Roda de conversa;
Ouvir e cantar relembrando a música: A Dona Aranha;
Falar sobre a Cor da Aranha (Preta) estimulando a curiosidade do aluno em encontra objetos da mesma cor da Aranha na sala de aula;
Apresentar uma  aranha, mostrando a sua cor;
Em seguida colar lã preta na aranha de papelão;
Conversar sobre a quantidade de pernas que a aranha tem (8) e quantas temos (2);
Brincar de esconde-esconde com as pernas da aranha e contar as pernas encontradas (8);
Fazer atividade coletiva do número 8, colando bolinhas de papel preto no numeral e completar as aranhas colocando as perninhas.

IV – Recursos

  • Quadro branco, piloto e apagador;
  • Aparelho de som e CD;
  • lã;
  • Tesoura;
  • Cola;
  • Papelão;
  • Crepom;
  • Papel metro;
  • Papal na cor preta.

V - Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua e sistemática a partir da observação do desempenho dos alunos em relação as atividades propostas.
VI - Referências:
Sites:

PLANO DE AULA: NATUREZA E SOCIEDADE  

Tema da aula: Cuidados

I – Objetivos

I.1 - Geral
:

Compreender os cuidados que devem ter com alguns animais.

I.2Específicos:

Proporcionar momentos de interação com os coleguinhas;
Reconhecer a posição de cada animal (perigoso e não perigoso);
Estimular a curiosidade pelo mundo animal.
II - Conteúdo:
Atividade coletiva sobre os animais; jogo da trilha com animais perigosos e não perigosos.

III – Metodologia

Promover conversas sobre cuidados que devemos ter com alguns animais;
Procurar com as crianças imagens de animais em livros;
Confeccionar painel com animais perigosos e não perigosos;
Realizar passeio a procura dos animais que rodeiam a creche;
Criar momento de diversão e aprendizagem realizando o jogo da trilha dos animais, com o intuito de revisar a aula.


IV – Recursos

  • Tesoura;
  • Cola;
  • Livros;
  • Piloto;
  • Papel metro;
  • Dado.

V - Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua e sistemática a partir da observação do desempenho dos alunos em relação as atividades propostas.
PLANO DE AULA: MÚSICA E MOVIMENTO

Tema da aula: Brincando com os movimentos

I – Objetivos

I.1 - Geral
:

Reconhecer às posições e as movimentações através da música.

I.2Específicos:

Desenvolver a capacidade de movimentação do aluno;
Compreender os conceitos de subir e descer/lento e rápido;
Estimular a atenção.
II - Conteúdo:
Expressão musical e corporal, Confecção de máscara da aranha, atividade coletiva sobre a casa da aranha e os movimentos da mesma na teia.

III – Metodologia

Assistir vídeos da Dona Aranha com diferentes ritmos;
Dançar com movimentos diferenciados (lento e rápido/subir e descer);
Fazer com os dedos na parede a movimentação da aranha conforme a indicação da música;
Falar sobre a casa (teia) da aranha e todos os movimentos que ela faz;
Fazer atividade coletiva referida a teia;
Distribuir máscaras de aranha para os alunos;
Montar uma teia com malha na sala e brincar como se fossem aranhas.

IV – Recursos

  • Aparelhos de Tv e Dvd;
  • Cartolina;
  • Tesoura;
  • Piloto;
  • Papel metro;
  • Lastex;
  • Fita adesiva;
  • Malha

V - Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua e sistemática a partir da observação do desempenho dos alunos em relação as atividades propostas.

VI - Referências:
 Sites:
http://www.youtube.com/watch?v=EPDIPLeRP7w /  Acesso em 20 de maio de 2014
PLANO DE AULA: ARTES

Tema da aula: Fazendo e aprendendo

I – Objetivos

I.1 - Geral
:

Compreender conceitos de tamanhos (grande e pequeno) .

I.2Específicos:

Ampliar a imaginação e a criatividade;
Desenvolver a coordenação motora;
Explorar a capacidade criativa do aluno.
II - Conteúdo:
Atividade coletiva; confecções de aranhas.

III – Metodologia

Relembrar a música Dona Aranha;
Utilizar garrafa pet para a confecção de aranhas (grande e pequena);
Oferecer giz para que os alunos façam no chão da sala aranhas de tamanhos diferentes;
Montar aranha utilizando copo descartável preto;
Confeccionar cartaz com aranhas feitas com os dedinhos das crianças e tinta colorida. 

IV – Recursos

  • Aparelhos de Tv e Dvd;
  • Garrafa pet;
  • Tesoura;
  • giz;
  • E.V.A;
  • Linha;
  • Copos descartáveis;
  • Papel metre;
  • Hidrocor;
  • Tintas;
  • Algodão.

V - Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua e sistemática a partir da observação do desempenho dos alunos em relação as atividades propostas.
VI - Referências:
Sites:

http://reciclandooplaneta.webnode.com.br/garrafa-pet/artesanato-com-garrafa-pet/aranha-que-salta-de-garrafa-pet-brinquedo/  Acesso em 21 de maio de 2014




8 comentários: