PLANO
DE AULA: LINGUAGEM
Tema da aula: A Dona Aranha
I – Objetivos
I.1 - Geral:
Aprimorar o
conhecimento da letra A
I.2 - Específicos:
Estimular a atenção e a
coordenação do aluno através do lúdico.
Desenvolver habilidades de
atenção e concentração visual e motora através de leituras de imagéticas;
Identificar a letra A dentro
do contexto.
II
- Conteúdo:
Músicas;
Leituras de imagens; Atividade
individual desenho mágico da letra A.
III – Metodologia
Roda de conversa sobre o que vai acontecer na aula;
Assistir vídeo: A Dona Aranha;
Realizar leituras de imagens referidas à música, em
seguida montar cartaz com as imagens;
Conversar sobre a primeira letra da palavra Aranha;
Encontrar as Aranhas que tenham a letra A;
Perguntar se eles sabem palavras que comecem com a letra
A igual da Aranha e expor no quadro;
Mostrar animais e objetos que também começam com a
letra A;
Realizar bingo de imagens com a letra trabalhada;
No final do bingo premiar as crianças com doces;
Fazer atividade individual sobre a letra A de
Aranha.
IV
– Recursos
- Quadro branco, piloto e apagador;
- Aparelho de Tv e Dvd;
- Cartolina;
- Tesoura;
- Giz
de cera;
- Atividade
xerocopiada;
- Papel
metro;
- Cola
ou Durex;
- Palito
de churrasco.
V
- Avaliação
A avaliação será realizada de forma contínua e
sistemática a partir da observação do desempenho dos alunos em relação as
atividades propostas.
VI -
Referências:
Sites:
http://www.youtube.com/watch?v=MuBgIfBR1kA&feature=kp
/ Acesso em 20 de maio de 2014
http://www.youtube.com/watch?v=EPDIPLeRP7w / Acesso em
20 de maio de 2014
http://atividadesparamaternal.blogspot.com.br/2013/06/trabalhando-com-musica-dona-aranha.html
/ Acesso em 18 de maio de 2014
http://www.vagalume.com.br/eliana/a-dona-aranha.html / Acesso em 20 de maio de 2014
PLANO DE AULA: MATEMÁTICA
Tema da aula: Quantas pernas?
I – Objetivos
I.1 - Geral:
Compreender conhecimento de cor e contagem oral.
I.2 - Específicos:
Promover momentos de
descontração e interação entre os alunos;
Proporcionar momentos de
descobertas e conhecimentos;
Adquirir noções de
quantidades;
Estimular a contagem oral.
II
- Conteúdo:
Contagem
oral e conhecimento da cor preta.
III – Metodologia
Roda de conversa;
Ouvir e cantar relembrando a música: A Dona Aranha;
Falar sobre a Cor da Aranha (Preta) estimulando a
curiosidade do aluno em encontra objetos da mesma cor da Aranha na sala de aula;
Apresentar uma
aranha, mostrando a sua cor;
Em seguida colar lã preta na aranha de papelão;
Conversar sobre a quantidade de pernas que a aranha
tem (8) e quantas temos (2);
Brincar de esconde-esconde com as pernas da aranha e
contar as pernas encontradas (8);
Fazer atividade coletiva do número 8, colando
bolinhas de papel preto no numeral e completar as aranhas colocando as
perninhas.
IV
– Recursos
- Quadro branco, piloto e apagador;
- Aparelho de som e CD;
- lã;
- Tesoura;
- Cola;
- Papelão;
- Crepom;
- Papel
metro;
- Papal
na cor preta.
V
- Avaliação
A avaliação será realizada de forma contínua e
sistemática a partir da observação do desempenho dos alunos em relação as
atividades propostas.
VI -
Referências:
Sites:
http://www.youtube.com/watch?v=MuBgIfBR1kA&feature=kp
/ Acesso em 20 de maio de 2014
http://atividadesparamaternal.blogspot.com.br/2013/06/trabalhando-com-musica-dona-aranha.html
/ Acesso em 18 de maio de 2014
PLANO DE AULA: NATUREZA E
SOCIEDADE
Tema da aula: Cuidados
I – Objetivos
I.1 - Geral:
Compreender os cuidados que devem ter com alguns animais.
I.2 - Específicos:
Proporcionar momentos de interação
com os coleguinhas;
Reconhecer a posição de cada
animal (perigoso e não perigoso);
Estimular a curiosidade pelo
mundo animal.
II
- Conteúdo:
Atividade
coletiva sobre os animais; jogo da trilha com animais perigosos e não
perigosos.
III – Metodologia
Promover conversas sobre cuidados que devemos ter
com alguns animais;
Procurar com as crianças imagens de animais em
livros;
Confeccionar painel com animais perigosos e não
perigosos;
Realizar passeio a procura dos animais que rodeiam a
creche;
Criar momento de diversão e aprendizagem realizando
o jogo da trilha dos animais, com o intuito de revisar a aula.
IV
– Recursos
- Tesoura;
- Cola;
- Livros;
- Piloto;
- Papel
metro;
- Dado.
V
- Avaliação
A avaliação será realizada de forma contínua e
sistemática a partir da observação do desempenho dos alunos em relação as
atividades propostas.
PLANO DE AULA: MÚSICA E
MOVIMENTO
Tema da aula: Brincando com os movimentos
I – Objetivos
I.1 - Geral:
Reconhecer às posições e as movimentações através da música.
I.2 - Específicos:
Desenvolver a capacidade de
movimentação do aluno;
Compreender os conceitos de
subir e descer/lento e rápido;
Estimular a atenção.
II
- Conteúdo:
Expressão
musical e corporal, Confecção de máscara da aranha, atividade coletiva sobre a
casa da aranha e os movimentos da mesma na teia.
III – Metodologia
Assistir vídeos da Dona Aranha com diferentes ritmos;
Dançar com movimentos diferenciados (lento e rápido/subir e descer);
Fazer com os dedos na parede a movimentação da aranha conforme a
indicação da música;
Falar sobre a casa (teia) da aranha e todos os movimentos que ela faz;
Fazer atividade coletiva referida a teia;
Distribuir máscaras de aranha para os alunos;
Montar uma teia com malha na sala e brincar como se fossem aranhas.
IV
– Recursos
- Aparelhos
de Tv e Dvd;
- Cartolina;
- Tesoura;
- Piloto;
- Papel
metro;
- Lastex;
- Fita
adesiva;
- Malha
V
- Avaliação
A avaliação será realizada de forma contínua e
sistemática a partir da observação do desempenho dos alunos em relação as
atividades propostas.
VI - Referências:
Sites:
http://www.youtube.com/watch?v=MuBgIfBR1kA&feature=kp
/ Acesso em 20 de maio de 2014
http://www.youtube.com/watch?v=EPDIPLeRP7w / Acesso em
20 de maio de 2014
PLANO DE AULA: ARTES
Tema da aula: Fazendo e
aprendendo
I – Objetivos
I.1 - Geral:
Compreender conceitos de tamanhos (grande e pequeno) .
I.2 - Específicos:
Ampliar a imaginação e a criatividade;
Desenvolver a coordenação motora;
Explorar a capacidade criativa do aluno.
II - Conteúdo:
Atividade coletiva; confecções de aranhas.
III – Metodologia
Relembrar a música
Dona Aranha;
Utilizar garrafa
pet para a confecção de aranhas (grande e pequena);
Oferecer giz para
que os alunos façam no chão da sala aranhas de tamanhos diferentes;
Montar aranha
utilizando copo descartável preto;
Confeccionar cartaz
com aranhas feitas com os dedinhos das crianças e tinta colorida.
IV –
Recursos
- Aparelhos de Tv e Dvd;
- Garrafa pet;
- Tesoura;
- giz;
- E.V.A;
- Linha;
- Copos descartáveis;
- Papel metre;
- Hidrocor;
- Tintas;
- Algodão.
V -
Avaliação
A avaliação será
realizada de forma contínua e sistemática a partir da observação do desempenho
dos alunos em relação as atividades propostas.
VI - Referências:
Sites:
http://reciclandooplaneta.webnode.com.br/garrafa-pet/artesanato-com-garrafa-pet/aranha-que-salta-de-garrafa-pet-brinquedo/ Acesso em 21 de
maio de 2014
http://educacaoinfantilsma.blogspot.com.br/2010/05/plano-de-aula-trabalhando-musica-da.html
/ Acessado em
21 de maio de 2014
http://www.youtube.com/watch?v=MuBgIfBR1kA&feature=kp
/ Acessado em 20 de maio de 2014
Parabéns pelo lindo projeto, muito completo e nos abrindo um leque de maravilhosas ideias. Também tenho um blog e amo tudo isso! Meu
ResponderExcluirblog educafeliz.blogspot.com
Parabens pelo projeto... super completo, adorei as dicas
ResponderExcluirAmei o plano e as ideias me ajudaram muito!
ResponderExcluiradorei
ResponderExcluirMaravilhoso
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirAdorei seu trabalho, parabéns.
ResponderExcluirÓtimo
ResponderExcluir